Na última terça-feira, dia 25 de junho, aconteceu em Florianópolis o 3º Seminário Empresarial Brasil China, evento realizado pelo Centro de Intercâmbio Econômico e Comercial Brasil-China em conjunto com o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina e a ABEC – Associação Brasileira de Empresas Chinesas.

O evento contou com a presença de autoridades de extrema importância tanto da China quanto do Brasil. Do lado da China, estiveram presentes a Cônsul Geral da China em São Paulo Chen Peijie, o Presidente da Associação Brasileira de Empresas Chinesas Wang Yan Song, o Cônsul Comercial da China em São Paulo He Jun, o Presidente do Conselho Chinês para Promoção do Comércio Internacional, Zhang Xin, além de preside   ntes e executivos de algumas das maiores empresas chinesas de seu ramo, como a XCMG, a BYD, Bank of China, China Railway, entre outros.

No evento a Sra. Chen Peijie discursou para todos comemorando a realização do evento e ressaltando a importância da parceria entre Santa Catarina e China, que será cada vez mais benéfica para ambos os lados. Além disso, destacou também a importância internacional da Rota da Seda, comentou sobre a relevância da visita do Vice-Presidente do Brasil Hamilton Mourão à China, e falou da alegria de estar presente no evento, que contou com diversas companhias chinesas muito importantes internacionalmente.

A presidente do CIECBC Mônica Fang também discursou, celebrando os 45 anos de parceria entre China e Brasil, com algumas informações pertinentes do relacionamento bilateral entre os dois países.

Do lado brasileiro o Governador do Estado de Santa Catarina Carlos Moisés foi representado pelo Secretário de Estado de Articulação Internacional Derian Campos, Amandio João da Silva Júnior como representante do Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável e Turismo de Santa Catarina, o Vice-Prefeito de Joinville Nelson Coelho, presidente da Federação das Associações Empresariais da Santa Catarina, empresários de grandes empresas brasileiras, entre outros convidados. O Sr. Sandro Yuri, Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina aproveitou a oportunidade para apresentar um pouco sobre a infraestrutura de Santa Catarina, e confirmou o desejo do estado de cooperar cada vez mais com a China, desejando que esse seja apenas o começo de uma longa parceria. Ele aproveitou também para agradecer a iniciativa do CIECBC de organizar um evento tão rico como este.

O evento, por sua extrema importância, foi coberto pela CCTV e pela Xinhua News de São Paulo, além de outras mídias locais.  Teve uma importância significativa no fomento de negócios entre a China e Santa Catarina, colaborando para um crescimento cada vez maior de parcerias e cooperação entre os dois lados. O lado brasileiro pôde apresentar seus projetos e oportunidade de investimento aos chineses, que por sua vez puderam apresentar melhor aos suas empresas e inovações.

O 3º Seminário Brasil China foi também uma essencial plataforma de networking para todos os presentes, que puderam se conhecer, trocar cartões e ideias. Eventos como esse são de enorme importância para a consolidação de negócios de sucesso e parcerias duradouras, que com certeza trarão grandes frutos.

No dia seguinte, dia 26, membros chineses que participaram do 3º Seminário fizeram visitas à duas cidades de Santa Catarina, Camboriú e Joinville. Tiveram a oportunidade de conhecer as prefeituras das duas cidades, entender melhor sobre sua política, economia e oportunidades e também conheceram o Centro de Inovação de Joinville, o Ágora Tech Park. Durante as visitas, foram recebidos pelos prefeitos das duas cidades, o Sr Udo Döhler de Joinville e o Sr. Elcio Rogério Kuhnen de Camboriú, além do Sr. Nelson Coelho, vice presidente de Joinville.

Essas visitas foram de extrema importância tanto para os chineses quanto para o governo e as prefeituras das duas cidades, abrindo um caminho para uma cooperação cada vez mais forte. Fizeram parte da visita membros do Consulado da China em São Paulo, a presidente do Centro de Intercâmbio Econômico e Comercial Brasil China Mônica Fang, entre outros.