Na última sexta-feira, dia 17 de maio, a Presidente do Centro de Intercâmbio Econômico e Comercial Brasil-China Mônica Fang, organizou uma entrevista entre a Agência Oficial do Governo Chinês, a Xinhua e o Deputado Federal Fausto Pinato.

Durante a entrevista, foram abordados diversos assuntos relacionados ao relacionamento entre o Brasil e a China, levando em consideração a grande colaboração que o deputado vem tendo nessa relação entre as duas nações.

A China é um exemplo não só para o Brasil como para diversos outros países que buscam se desenvolver e se tornar uma potência econômica. Nesses 70 anos de República Popular da China o país veio se desenvolvendo em um ritmo avassalador, e hoje quando pensamos em China relacionamos automaticamente com investimento e exportação. Nos últimos 10 anos a China vem sendo a maior parceira comercial do Brasil e o Deputado Fausto Pinato vê essa parceria como uma cláusula incontestável, onde um país precisa do outro. A China oferece muitas oportunidades ao Brasil assim como o Brasil oferece muitas oportunidades para a China. O atual governo do Presidente Jair Bolsonaro tem um foco maior na parceria PPP, na qual sabemos que precisamos de investimento chinês para conseguir esse investimento externo.

Ao longo da entrevista, foram abordados também outros temas de extrema relevância, como a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China e a importância do BRICS para o Brasil e o mundo.