CIECBC é o Representante do Departamento de Educação da Província de Jiangsu no Brasil

(26 de novembro de 2014,São Paulo) Hoje, Shen Jian, diretor do Departamento de Educação da Província de Jiangsu, visitou o centro e realizou uma reunião para discutir o centro de intercâmbio em cooperação entre educação de Jiangsu e educação do Brasil.

A viagem do Departamento de Educação de Jiangsu ao Brasil destina-se a procurar mais oportunidades de intercâmbio cultural com o país. Na reunião, Shen Jian salientou a política com o Ministério da Educação para reforçar os laços políticos com os países de língua Portuguesa.

Jiangsu é a província cultural da China, com ricos recursos educacionais, 134 faculdades e universidades (incluindo a Universidade de Nanjing), 25 faculdades independentes e 1,83 milhões de estudantes universitários. De acordo com o índice ESI de avaliação, 18 universidades de 68 participantes da província de Jiangsu entraram no top 1%, nas primeiras colocações do ranking global.

No âmbito dos intercâmbios internacionais, a província de Jiangsu visa a introdução de recursos de ensino estrangeiro e cooperação específica com universidades estrangeiras que têm escolas comuns. Além de encorajar os professores a ir para as Universidades mundialmente famosas, fundar os Institutos Confúcio no exterior, e incentivar as universidades de Jiangsu para instalar escolas estrangeiras, como a Universidade de Suzhou, que já fundou Laos Universidade de Suzhou.

No Brasil, a província de Jiangsu está disposta a levar para a China talentos de agricultura, marinhos e de mineração do Brasil, incluindo os profissionais da educação de língua Portuguesa. A Província de Jiangsu encoraja os alunos brasileiros a estudar na China, e, para isso, estabeleceu a “bolsa de estudos Jasmim”. As universidades da província de Jiangsu também estão muito dispostas a estabelecer uma cooperação com as universidades brasileiras.

A presidente do centro, Senhora Fang Ji, através de conversas com o diretor Shen Jian, estabeleceu o nosso centro como o núcleo de cooperação entre o Brasil e a província de Jiangsu. O CIECBC será:

1. Autorizado a ajudar a recrutar alunos brasileiros para estudar na China, incluindo ajudar a lançar “bolsa de estudo Jasmim”, e recomendar os estudantes universitários brasileiros pra província de Jiangsu.

2. Apoio de intercâmbio educacional e cultural, e ponto de transferência de informação entre Brasil e China.

3. Responsável por promover a cooperação acadêmica, incluindo o intercâmbio de alunos e professores.

4. Incentivando a criação do Instituto Universitário de Pesquisas das universidades brasileiras na China, e incentivando as universidades para instalar escolas chinesas no Brasil.

Após a reunião, o CIECBC também acompanhou o Departamento de Educação numa visita técnica a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi realizada reunião com o Professor Luis Augusto Barbosa Cortez, Vice-Reitor de Relações Internacionais da UNICAMP, Professor Gustavo Paim Valença, Assessor do International Office e Gao Hongyan, Diretora do Instituto Confúcio da UNICAMP, onde o diretor Shen Jian propôs:

– Aumentar o intercâmbio entre Unicamp e Província de Jiangsu, com destaque para as áreas de interesse comum, como, agrícola, petróleo, processamento, energia, medicina e biocombustíveis

– Oferecer aos alunos e docentes brasileiros a bolsa de estudos “Jasmim” para Universidades da Província de Jiangsu, que será concedida de acordo com padrão de verificação, que determinará se a mesma será integral ou parcial

– Aumentar o intercâmbio na área cultural e lingüística

– Estender o intercâmbio para a área de esportes, com técnicos e professores

– O Centro de Intercâmbio Econômico e Comercial Brasil China será a ponte para realizar o intercâmbio entre Unicamp e Universidades da Província de Jiangsu.

Depois, o diretor visitou o campus da universidade.

pt282

pt283