No dia 24 de julho de 2019, a presidente do Centro de Intercâmbio Econômico e Comercial Brasil China visitou a famosa Universidade Federal de Viçosa e foi recebida pelo Reitor Demetrius David da Silva e pela Vice-Reitora Rejane Nascentes, com os quais deu início à uma troca amigável e rica de conhecimentos.

CIECBC visita a Universidade Federal de Viçosa

O Reitor aproveitou a oportunidade para introduzir uma história da Universidade, que é uma das mais antigas instituições de ensino superior do Brasil e é destaque em rankings educacionais do país e do mundo, com cursos de graduação e pós graduação, nos quais estão matriculados mais de 20 mil estudantes.

A Presidente do CIECB apresentou-os um pouco sobre a qualidade e background da educação na China e falou sobre a visão positiva do país em relação a uma cooperação internacional no ramo educacional com o Brasil.

O Prof. Israel Teoldo Costa, do Departamento de Educação Física da UFV, apresentou o mais avançado Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol – NUPEF, que foi idealizado e é coordenado por ele mesmo. O Prof. Israel já ocupou cargos importantes na CBF e na CONMEBOL, com foco principalmente em padrões de treinamento de futebol e pesquisa e tem muitos anos de cooperação com a UEFA.

Durante a visita ao NUPEF, a Sra. Mônica Fang teve a oportunidade de realizar um teste abrangente dentro dos laboratórios do NUPEF, para verificar sua aptidão física, como coordenação do corpo, reação, resistência, concentração, alcance visual e sensibilidade, no qual teve uma nota de 91%.

O Sr. Reitor e a Sra. Mônica Fang chegaram a um consenso de promover intercâmbios e cooperação entre a UFV e universidades chinesas.

Através dessa visita, ambos os lados puderem compreender melhor a essência da educação e do futebol de cada um, abrindo uma margem ainda maior para a cooperação e desenvolvimento entre Brasil e China.