No dia 9 de maio de 2019, o Embaixador da China no Brasil, o Sr Yang Wanming participou do Diálogo de Cooperação Brasil & China, evento com foco em infraestrutura e organizado entre a Embaixada da China no Brasil, o Ministério de Infraestrutura do Brasil e a Associação de Empresas Chinesas no Brasil.

O Embaixador disse em seu discurso que o 2º Fórum “One Belt, One Road” foi realizado com sucesso em Pequim. Atualmente, 19 países da América Latina e do Caribe assinaram acordos com a China no âmbito “One Belt, One Road”. Como líder máximo na América Latina, o Brasil pode se tornar um importante participante da iniciativa de cooperação internacional, onde a construção de infraestrutura é o elo de conexão, que promove novas oportunidades para a cooperação entre os dois países. A China está disposta a promover ativamente a estratégia de desenvolvimento conjunto e construir uma plataforma para intercâmbios que ajudem os dois países a continuar se desenvolvendo e cooperando cada dia mais.

“Eu espero que o Brasil e a China possam usar o diálogo de hoje como um novo ponto de partida para explorar as oportunidades de cooperação no âmbito “One Belt, One Road”, para abrir caminhos entre os dois países para poderem partilhar oportunidades e prosperidade comuns”, disse o Sr Yang Wanming em seu discurso.

O Ministro deu uma introdução detalhada às oportunidades de cooperação entre Brasil e China no setor de infraestrutura e disse que a China é um país de infraestrutura global com vantagens marcantes em tecnologia, capital e experiência. O Brasil tem como objetivo acolher mais empresas chinesas para participarem de projetos como portos, rodovias, ferrovias e aeroportos locais, e está disposto a fornecer garantias políticas para empresas chinesas no país. Espera-se que os dois países considerem este diálogo como um novo ponto de partida e explorem conjuntamente novas oportunidades de cooperação, injetando um novo ímpeto na cooperação entre o Brasil e a China.

O Ministro disse ainda que as realizações de desenvolvimento da China são notáveis, e a experiência de construção no setor de infraestrutura são algo que o Brasil deve aprender. O Brasil está entrando em um novo estágio de desenvolvimento em que há muitas oportunidades e potencialidades no campo da construção de infraestrutura, e acredita-se que a cooperação entre o Brasil e a China irá acelerar o desenvolvimento.

Membros do governo e empresas brasileiras apresentaram aos empresários chineses seus planos de desenvolvimento para o setor de construção, juntamente com seus cronogramas de promoção dos principais projetos e a política de promoção de investimentos.

Fonte:https://mp.weixin.qq.com/s/9Z5euqXWBD1eXv-a8RHn6w

https://mp.weixin.qq.com/s/TAzgiOGkNAJ1pkdsegeh5Q