Empresários chineses e brasileiros se reúnem para discutir as oportunidades e obstáculos do investimento em infraestrutura no Brasil

 

13 de Julho, especialistas e empresários chineses e brasileiros participaram do Fórum de infraestrutura no Brasil e programas de concessão. Este fórum foi organizado pela comunidade de empresas chinesas no Brasil.

Bruno, especialista executivo de infraestrutura da empresa Centro de Intercâmbio Econômico e Comercial Brasil-China (CIECBC) disse que, para resolver o problema econômico brasileiro, precisamos focar na área de infraestrutura.

O presidente do Bank of China , Zhang Guanghua disse que empresas chinesas tem know-how, reservas, e interesse de investir, porém a maioria dos programas na área de infraestrutura foram organizados pelo governo brasileiro como forma de concessão. Para que os investidores chineses consigam entrar nessa área, e tenham alto retorno para os dois lados, as empresas chinesas e brasileiras, precisam que a China e o Brasil se reúnam para resolvê-lo juntos.

O Bruno ainda apresentou os programas de infraestrutura que os investidores chineses podem investir, como rodoviário, ferroviário, aeroporto, porto, planta de eletricidade, etc. Ele também apresentou as formas e modelos em que as empresas chinesas podem participar: Como empresa chinesa proprietária, ou junto com empresas brasileiras, joint venture.

O Gerente assistente da China Railway Construction Corporation disse que, atualmente, o que quase todas as empresas chinesas se preocupam, é sobre o risco de câmbio. As empresas chinesas ou bancos chineses tem capacidade para financiar, porém o câmbio entre real e dólar tem maior risco, e esse risco é quase imprevisível.

A presidente do CIECBC, Fang Ji, disse que mesmo que tenhamos essas oportunidades e ameaças, se nós enfrentarmos juntos, nós podemos conseguir.

 

 

 

xinhua

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

http://news.xinhuanet.com/overseas/2016-07/14/c_129142045.htm