Na tarde desta quinta-feira (23), se realizou na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) o evento Invest in Brazil – Cidades Inteligentes, nele foram apresentados projetos (propostas) para investimentos de empresas Chinas em cidades de pequeno, médio e grande porte de São Paulo.

O motivo principal para este evento foi estimular prefeitos e governadores a utilizar do investimento das empresas chinesas de modo a torna-las mais produtivas. Fazendo uso de uma frase dita pelo senhor Song Zi Min (vice gerente geral da Dahua) “uma cidade inteligente é uma cidade eficiente”.

Na bancada, expondo propostas e cases, tínhamos: ao centro o senhor Bruce Wu, diretor geral da Dahua ao seu lado a direita a presidente do Centro de Intercâmbio Econômico e Comercial Brasil China (CIECBC), a senhora Monica Fang, a senhora Wang Ying, Representante da Associação das empresas Estatais Chinesas no Brasil e o senhor Song Zi Min, vice gerente geral da Dahua. A esquerda a bancada era composta por: Alberto Alves Marques Filho, secretário de desenvolvimento, Marco Antonio Raupp, presidente do parque tecnológico de São José dos Campos e Membro da equipe de desenvolvimento aeroespacial do Brasil-China, e o senhor Frederico Hanczaryk, vice presidente de investimentos do Centro de Intercâmbio Econômico e Comercial Brasil China (CIECBC).

Estiveram presentes mídias internacionais como: CCTV e Agência XIN HUA, da mídia local, houve a cobertura da equipe de comunicação da ALESP.

Dando início ao evento, a senhora Monica Fang, expôs a grandeza e importância de acordos bilaterais entre Brasil e China, mencionou acordos assinados pelo presidente Michel Temer durante o encontro do BRICs, o qual a mesma teve a oportunidade de participar.

Em seguida a senhora Wang, apresentou a cooperação entre China e Brasil, expondo empresas como XCMG e seus investimentos, criando uma base no Brasil. A XCMG fez a maior venda da história em equipamentos de construção para a Venezuela, um montante em torno de R$8 bilhões de reais.

Posteriormente tomou a palavra o senhor Alberto Alves Marques Filho, ele discorreu sobre as necessidades de parceria para tornar a cidade de São José dos Campos, uma cidade melhor. Dada sua localização, a cidade de São José dos Campos, consegue alcançar fácil e rapidamente outras regiões e cidades dentro do estado de São Paulo, por parte de iniciativa da Prefeitura de São José dos Campos, houve a implantação do Plano de Desenvolvimento de Logística de São José dos Campos (PDL), este plano tem como intenção atrair incentivos para a econômica local.

Tendo investimentos na malha ferroviária o atendimento seria ainda maior, atualmente as exportações são de 5 mil containers por mês. Com tais investimentos seria possível duplicar a quantidade de exportações escoadas através da malha ferroviária. Falando ainda em investimentos, o Porto de São Sebastião, está em fase de ampliação e de acordo dados do Governo do Estado de São Paulo, as ampliações serão entregues no anos de 2018.

Frederico Hanczaryk apresentou dados de investimentos feitos por empresas chinesas no Brasil, tais dados demonstraram que nos últimos anos os investimentos chegaram ao montante de R$ 100 Bilhões

Os senhores Bruce Wu e Song Zi Min, ambos representantes da Dahua apresentaram as questões de segurança que seus aparelhos proporcionam para as cidades. O senhor Song Mi, apresentou cases de sucesso de diminuição de criminalidade nas cidades que tem seus equipamentos.

Terminando a rodada de apresentações o senhor Marco Antonio Raupp, tomou a palavra apresentou informações sobre o Parque Tecnológico, falou sobre a participação de projeto aeroespacial com a China.

Com a finalização das apresentações, foi aberto o momento de perguntas e respostas, o que levou a conclusão do evento, que segundo participantes foi “muito bom e produtivo”. Deixando claro a real necessidade de que haja investimentos para que as cidades em nossa grande metrópole se tornem cada vez mais eficientes, com as tecnologias necessárias para isto, tanto quanto a participação de governantes de todas as instâncias.

da1 da2 da3 da4 da5 da7 da8