O ano de 2015 marca o 70º aniversário da vitória dos Aliados na Guerra Mundial Antifascista. Setenta anos atrás, em 2 de Setembro, a cerimônia de rendição do Japão aos Aliados foi realizada no em  Missouri, na baía de Tóquio, dando fim à Segunda Guerra Mundial, um dos capítulos mais sombrios da história humana.

Provocada pelas forças fascistas, a guerra arrasou mais de 80 países e regiões do mundo, resultando na perda de 70 milhões de vidas. Perante o desastre, todos os países e povos amantes da paz ficaram unidos na luta sangrenta para ganhar a vitória da Segunda Guerra.

Desde então, o dia 3 de setembro é reconhecido na China como o Dia da Vitória da Guerra Mundial Antifascista ou o Dia da Vitória da Guerra Antijaponesa do Povo Chinês.Ao longo deste ano, muitos países têm realizado diversos eventos comemorativos. A China também vai realizar nesta quinta-feira (3) uma série de atividades para comemorar a data. Juntos, vamos recordar a história e reverenciar os mártires para valorizar a paz e buscar um futuro melhor.

Como representante do Brasil, Fang Ji, Presidente do Centro Intercâmbio Econômico e Comercial Brasil China, foi convidada a participar da cerimônia. A exuberância da comemoração impressionou Fang Ji que disse: “O evento de hoje mostra a força da defesa nacional da China, a principal força do rigoroso espírito nascente e de excelente velocidade, e a importância do estatuto internacional para promoção da paz. Com minha família antijaponesa, eu tive o privilégio de participar da cerimônia em nome da família, é uma honra ao longo de minha vida. Queremos integrar a excelente tradição e história chinesa, valorizar o desenvolvimento pacífico e promover a internacionalização da economia da China em sua trajetória.

De volta ao Brasil, estou ansiosa para dar uma boa notícia para minha mãe de 84 anos de idade. Esse desempenho me fez sentir profundamente o orgulho do poderio e da nação! Nós chineses que vivemos fora de nosso país, devemos ser bons representantes, para fortalecer cada vez mais a China”.

 

consul1

consul2