Na última terça-feira, dia 04/06, a Frente Parlamentar do Congresso Nacional Brasil-China, presidida pelo Deputado Federal Fausto Pinato, organizou um jantar no Clube do Exército em Brasília em homenagem ao Vice-presidente da República, o General Hamilton Mourão, com o apoio das Entidades Sino-Brasileiras.

O Vice-presidente foi homenageado por sua importante contribuição ao fortalecimento das relações bilaterais entre o Brasil e a República Popular da China. Mourão esteve na China no mês passado e se encontrou com o Presidente Xi Jinping com o objetivo de estreitar os laços entre os dois países. Durante o jantar falou sobre seu sentimento entre China e Brasil e contou como foi proveitosa sua viagem até o país. De acordo com Mourão, sua viagem à China foi um sucesso, servindo como marco para o novo governo brasileiro e o governo chinês. Ele enfatizou também que sua visita já alcançou resultados notáveis, como a reativação da Cosban – Comissão Sino Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação, que coordena as relações bilaterais entre a China e o Brasil. Mourão ainda afirmou que a China é “o parceiro estratégico mais importante do Brasil” e que o Presidente Jair Bolsonaro também fará uma viagem à China em setembro deste ano.

O jantar reuniu mais de 500 líderes, entre eles políticos e empresários brasileiros e chineses, líderes da Comunidade Chinesa e a Embaixada da China. A Presidente do Centro de Intercâmbio Econômico e Comercial Brasil-China Mônica Fang, membros da Associação Chinesa no Brasil, Câmara de Comércio Brasil-China, Ibrachina e outros membros da comunidade chinesa também estiveram presentes. Embaixadores de países como China, Espanha, Rússia e África do Sul e políticos brasileiros como o chanceler brasileiro Ernesto Araúo e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, entre outras diversas autoridades.